falar de mim, falar de água / parler de moi, parler d'eau


como falar de mim mesma
água que sou
como definir a mim mesma
se sou tão imensa
imersa em tantos corpos
tão diluída
e uma só

como falar da minha fala
se não tenho boca para falar
mas tenho saúde para dar
como falar dos meus ouvidos
se não tenho ouvido para escutar
mas tenho sons para provocar

como falar dos meus olhos
se não tenho olhos para ver
mas tenho imagens para oferecer
como falar nas minhas mãos
se as minhas mãos
são todas as mãos do mundo
aquelas que nem sabem que são
mãos de água
mães de água

como falar dos meus pés
se não tenho pés para caminhar
e portanto caminho por esta terra toda
este planeta azul de tanta água
que nutre o que está em cima
e o que está abaixo
nutre o que está no sol
e o que se esconde no interior da terra

como falar do meu pensar
se não tenho pensar
mas tenho o mundo para agir
e imaginação para dar
como falar de mim
sem pensar no ser humano
que faço nascer
alimento
sustento
e quando devolvido à terra
nutro e volto de onde vim

como falar de mim
se não tenho palavras
mas tenho todas as palavras do mundo
aquela dos mitos
aquela dos poetas
aquelas dos sonhos
aquelas das metamorfoses
aquelas dos cancioneiros
aquelas dos repentistas
aquelas que estão em todos
e estão em mim

como falar de mim
com tão poucas palavras
engessada
nessa armadura da gramática?

falo de mim
água

 
 © ana rossi



comment parler de moi
eau je suis
comment me definir
si je suis tellement immense
immergée dans tant de corps
tellement diluée
et une seule

comment parler de ma parole
si je n’ai pas de bouche pour parler
mais de la santé à donner
comment parler de mon ouïe
si je n’ai pas d’ouïe pour écouter
mais j’ai des sons à provoquer

comment parler de mes yeux
si je n’ai pas d’yeux pour voir
mais des images à offrir
comment parler de mes mains
si mes mains
sont toutes les mains du monde
celles qui ne savent même pas qu’elles le sont
des mains d’eau
des m’mans d’eau

comment parler de mes pieds
si je n’ai pas de pieds pour marcher
et pourtant je chemine sur toute cette terre
la planète bleue avec tant d’eau
qui nourrit ce qui est en haut
et ce qui est en bas
nourrit ce qu’il y a au sol
et ce qui est caché au sein de la terre

comment parler de mes pensées
si je n’ai pas de pensée
mais j’ai le monde où agir
et l’imagination à donner
comment parler de moi
sans penser à l’être humain
que je fais naître
que j’alimente
que je soutiens
et lorsque rendue à la terre
je nourris et reviens d’où je suis venue

comment parler de moi
si je n’ai pas de mots
mais j’ai toutes les paroles du monde
celles des mythes
celles des poètes
celles des rêves
celles des métamorphoses
celles des chansonniers
celles des repentistes
celles qui sont chez tout le monde
et sont en moi 

comment parler de moi
avec d’aussi peu de mots
si emprisonnée
dans cette armature grammaticale ?

je parle de moi
eau

Commentaires

Messages les plus consultés de ce blogue

Arthur RIMBAUD, "Sangue Ruim" / "Noite do inferno" (tradução Ana Rossi)

Arthur RIMBAUD, "Mauvais Sang" / "Nuit de l'enfer"

oceânica / océanique, by Ana Rossi